Périplo /ˈpɛ.ɾi.plu/ pé.ri.plo (do Gr. períplous, pelo lat. periplu, circum-navegação) s. m 1 Navegação à volta de um continente, de um mar ou pela costa de um país. 2 Viagem em que se retorna ao ponto de origem. 3 Viagem turística de longa duração. 4 Descrição de uma viagem desse gênero.
5 Produtora cultural brasileira dedicada à realização de projetos de intercâmbio artístico

CONTATO

+55 11 2503-0179
+55 11 2503-0259
contato@periplo.com.br

ENDEREÇO

R. Afonso Celso, 69
Vila Mariana - São Paulo
04119-000

 

PROJETOS ANTERIORES

 

 

 

 

<Artistas & Projetos

Odisseia - The Paper Cinema

Odisseia - The Paper Cinema

A companhia The Paper Cinema recriou a mítica história grega, Odissey (Odisseia), de Homero. O espetáculo é uma co-produção com o Battersea Arts Centre. Com direção de Nicholas Rawling, o espetáculo, sem palavras, reconta a Odisseia de Homero com recursos de animação, utilizando objetos e ilustrações executadas em tempo real, projeção e música ao vivo. De uma mala repleta de bonecos desenhados e recortados em papel, a companhia retira uma coleção de personagens e paisagens, que ganham vida através de projeções cinematográficas. O espetáculo permite ao espectador acompanhar ao vivo não semente a história, mas a construção de um filme e sua trilha sonora.

A HISTÓRIA
Nove anos após o fim da Guerra de Tróia, o rei Odisseu ainda não retornou à sua casa. Em sua ausência, seu lar foi sitiado por pretendentes que visam sua coroa, esposa e terras. Por estar afastado há 20 anos, são numerosos os rumores a respeito de sua morte. Por que ele não está de volta? Quando ele retornará ao seu lar? Será Penélope capaz de evitar o ataque dos lobos? Tais perguntas estão nas mãos dos Deuses. Tempestades furiosas e forças sobrenaturais prevalecem sobre a intensa busca de um homem por seu caminho de volta à sua casa, em uma jornada em alto mar, repleta de aventuras, perigo e emoção.

A pedra angular da literatura de Homero é vivamente contada com lindas ilustrações e magistral manipulação de fantoches, projeções cinematográficas e truques inteligentes. mais recente produção da Companhia do Chapitô – Electra é uma criação coletiva a partir de várias versões em torno da heroína grega e oferece ao público um resultado que se destaca qualitativamente das produções anteriores.

SOBRE THE PAPER CINEMA
Fundada em 2004 por Nicholas Rawling, Imogen Charleston e Christopher Reed, a The Paper Cinema é uma companhia britânica nascida da cena artística de Bournemouth. No início, criava efeitos visuais ao vivo para eventos musicais em vários contextos. Participou de diversos projetos e iniciativas britânicas, tornando-se rapidamente conhecida em países como França, Alemanha, Portugal, Holanda, Escócia, Azerbajão entre outros.  “... uma canção ilustrada, uma sombra, uma fumaça, um espelho, um espetáculo de marionetes, uma mostra de cinema, um espetáculo de magia, um espetáculo de contos. É o cruzamento de música ao vivo e desenhos em movimento...”, é assim que os membros da The Paper Cinema descrevem seu trabalho.

SOBRE BATTERSEA ARTS CENTER
Os jornais The Guardian, The Times e Daily Telegraph afirmam que o Battersea Arts Centre – BAC é o teatro mais influente do Reino Unido, uma fábrica de sonhos dando origem ao teatro de amanhã e definitivamente um dos mais fortes espaços culturais no cenário artístico. O BAC promove artistas emergentes de talento além de ser renomado por fazer as novas criações de vanguarda do Reino Unido. Coloca em questão as formas tradicionais cênicas e realiza trabalhos que, geralmente, não nascem de um texto escrito. Teatro que confunde gêneros, desafia a nossa visão de mundo e cresce com a experimentação. O espetáculo Odisseia, da companhia The Paper Cinema, foi criado por meio da utilização de Scratch (rascunho), que permite aos artistas testar ideias  no início do processo criativo e receber a opinião do público.

FICHA TÉCNICA
“Odisseia” é uma co-produção do Paper Cinema com o Battersea Arts Centre
Performers  
Violino e Serra : Francesca Simmons
Guitarra, Foley e Percurssão : Celestino Telera
Piano , Eletrônicos e Foley : Wojtek Godzisz
Bonequeiro : Irena Stratieva
Bonequeiro : Stan Middleton
The Paper Cinema
Direção Artístico: Nicholas Rawling
Direção Musical : Christopher Reed
Direção de Cena : Imogen Charleston
Direção de Produção : Mark Munday
Desenhode luz : Rob Pell Walpole & Rhys Thomas
Cenógrafia : Michael Vale
Ilustrações : Nicholas Rawling
Dramaturgia : Deborah Pearson

Difusão e produção no Brasil: Pedro de Freitas / Périplo Produções

DURAÇÃO
70 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
12 anos

DISPONIBILIDADE PARA APRESENTAÇÕES NO BRASIL
maio de 2017

VÍDEOS
Acesse vídeo completo aqui / senha:ithaca
Acesse clipe aqui

FOTOS
Baixe fotos em alta resolução aqui

NECESSIDADES TÉCNICAS
Baixe aqui (Em Inglês)
Baixe o mapa de luz aqui