21/02/2011

Curso PRODUÇÃO E GESTÃO PARA AS ARTES CÊNICAS

A produção cultural viabiliza a criação da arte e mediação perante seus públicos para sua fruição. Assim, mais que inserir produtos no mercado das artes, é função do produtor cultural a elaboração de estratégias que tornem possíveis a criação e a fruição de bens simbólicos.

O curso parte desta dimensão do fazer cultural, procurando localizá-la como ação. O seu objetivo é oferecer aos participantes noções gerais para a gestão de projetos culturais nas artes cênicas: sua formatação para editais e leis de incentivos; o debate sobre a relação entre o processo de criação e a sua administração; a leitura dirigida e a discussão de textos sobre a produção cultural contemporânea – os artifícios de gestão que viabilizam os artifícios da cena .
Assim, tanto quanto fornecer instrumental para o aluno-participante viabilizar projetos culturais, espera-se contribuir para a o seu processo de formação como agente social da cultura.

Conteúdo programático: O papel da produção / Contextualização de Cultura no Brasil / Financiamento à Cultura: Ação Privada e ação Estatal / Elaboração de Projetos (Concepção, objetivos, justificativa) / Planejamento (Orçamento; cronograma) / Estratégia de Plano de Comunicação / Captação de Recursos

Datas: 21 a 25 de fevereiro
Horário: 09 às 13h
Carga Horária: 20h
Valor: R$ 350,00 a R$ 400,00 (Inscrições até 15/02)
Vagas:15 (Clique aqui e faça download da Ficha de Inscrição e veja as formas de pagametno)
Currículos

Pedro H S de Freitas é bacharel em Artes Cênicas e mestrando em Artes pela Unicamp. Em maio de 2009 fundou Périplo Produções, produtora cultural que atua no mercado com a realização de projetos culturais e agenciamento de companhias de teatro e dança nacionais e internacionais. Dentre suas principais realizações se destacam a produção das montagens "Os Figuranres", direção Cacá Cavalho e "MA be MA", dirigido pelo Bailarino Tadashi Endo; a direção de produção das turnês brasileiras da atriz suíça Gardi Hutter e Tadashi Endo e a produção executiva de artistas brasileiros e estrangeiros , dentre eles: Timbre 4 – Argentina, Los Corderos – Espanha, Urban Bush Women – EUA, Companhia do Chapitô – Portugal e Grupo Moitará – Rio de Janeiro.
Entre 2003 e 2008 foi diretor de produção do LUME Teatro, onde onde planejou e produziu espetáculos, temporadas, projetos e turnês nacionais e internacionais. Dentre essas ativiades se destacam os projetos: Café com Queijos- 10 anos (2009), LUME Teatro - Temporada Carioca (2007), LUME Teatro – Tempora Brasíla (2008); Tadashi Edno 60 anos (2007); Kavka – Agarrado num traço à lápis (2007); SOPRO (2006)..
Atualmente é aluno regular do curso de Mestrado em Artes da Unicamp onde pesquisa o papel do Produtor Cultural como um agente criativo dentro de um processo de criação. Desde 2008 é professor da disciplina Gestão para o Teatro no curso técnico de ator do SENAC Piracicaba

Daniele Sampaio é produtora do ator Eduardo Okamoto desde 2006. É responsável pela produção dos espetáculos "Agora e na Hora de Nossa Hora" (2004), "Eldorado" (2008), pelo qual o ator foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2009 e "Chuva Pasmada" (2010) em parceria com a atriz Alice Possani, do Grupo Matula Teatro.
Com estes trabalhos percorreu importantes festivais nacionais (FILO, FIT São José do Rio Preto, Cena Contemporânea de Brasília, Riocenacontemporânea, etc) e internacionais (Suíça, Espanha, Kosovo, Marrocos).
Participou de cursos, palestras e seminários com importantes profissionais atuantes na área de produção cultural e, em 2011, conclui o curso de bacharel em Antropologia pela UNICAMP onde atualmente estuda a relação entre mito, ritual e teatro.
Desde 2009, ministra em parceria com o produtor Pedro de Freitas, da Périplo Produções, o curso "Produção e Gestão para as Artes Cênicas", durante a realização do "Feverestival" – Festival Internacional de Teatro de Campinas.
Trabalhou com grupos como Barracão Teatro, Grupo Matula Teatro, Jogando no Quintal e Cia. da Memória. Desde 2009, presta consultoria em produção e gestão para grupos de teatrais

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

CNPJ 13.025.056/0001-42