11/11/2016

Tetsuro Fukuhara e Cristina Elias realizam imersão SPACE Dance no SESC Vila Mariana

Entre 11 e 15 de novembro, o Sesc Vila Mariana recebe a instalação interativa Space Dance in the Tube, concebida pelo coreógrafo, bailarino e fotógrafo japonês Tetsuro Fukuhara. A instalação já circulou por países como Japão, Turquia e México, sendo vista e vivenciada por mais de 200.000 pessoas.

Space Dance in the Tube é uma instalação interativa, performance e workshop que nasce de um projeto comissionado a Tetsuro Fukuhara pela JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) e desenvolvido entre 2004 e 2006 no Japão. Trata-se de um tecido suspenso, formando a estrutura de um tubo dentro do qual pessoas podem se movimentar, proporcionando uma sensação de gravidade diversa daquela a que estamos habituados. Entre 2013 e 2016 Space Dance in the Tube foi apresentado no Japão (Yamanashi Prefectural Science Center, Nagoya Dome, Museu de Arte Contemporânea de Tóquio), no México (LaNaNa, Cidade do México) e na Turquia (Eskisehir Science Center, Cer Modern Museum, The Palace So) entre outros países.

Entre 2012 e 2013, Cristina Elias colaborou com Tetsuro Fukuhara na realização das performances e oficinas Space Dance in the Tube em Roma. No Sesc Vila Mariana, serão quatro dias de atividades, com um ensaio aberto com os alunos do curso Body & Space: Design, Performance Art e Butoh, ministrado por Cristina Elias na Universidade Anhembi Morumbi; performances que resultam do trabalho empreendido no curso; vivências para o público infantil na instalação; e, também nos dias 12, 13 e 15, entre 13h e 16h, a instalação fica aberta à experimentação pelo público, proporcionando uma sensação de gravidade diversa daquela à qual estamos acostumados, levando a uma nova percepção e consciência do corpo. A instalação poderá ser percorrida por um adulto ou três crianças por vez.

Tetsuro Fukuhara é coreógrafo, escritor e fotógrafo, CEO do Space Museum e diretor do Tokyo Space Dance. Entre 2004 e 2006, colaborou com o Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA). Em 2006, Space Dance in the Robotic Universe foi uma das 20 performances indicadas por um júri internacional para o Unesco Digital Arts Award. Desde 2009, já viajou com o Space Dance in the Tube para países da Ásia, África, Oriente Médio, Europa, América Central, do Sul e do Norte. A viagem do artista ao Brasil foi financiada pelo Space Dance Committee, organização privada constituída por pesquisadores da JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency), curadores de museus, artistas e bailarinos.

Cristina Elias é artista e coreógrafa. Seu trabalho concentra-se na construção de pontes entre diferentes códigos artísticos. Em 2013, ganhou o Prêmio Funarte – Mulheres nas Artes Visuais. Já realizou performances em Berlim, Roma e em diversos espaços do país. Em 2011, participou na criação da ópera Matsukaze da companhia de dança Sasha Walz & Guests (Berlim) e desde 2012 tem colaborado com o artista japonês Tetsuro Fukuhara nas performances itinerantes Space Dance.

São Paulo - SP
Space Dance in the Tube - com Tetsuro Fukuhara e Cristina Elias
Local: Sesc Vila Mariana - Praça de Eventos
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Todas as atividades são gratuitas e para todos os públicos

Ensaio Aberto | Space Dance in the Tube
Dia 11 de novembro, sexta-feira, 13h às 18h

Vivências para Crianças no Space Dance in the Tube
Dias 12, 13 e 15 de novembro, sábado, domingo e terça, 11h às 12h
Instalação Interativa Space Dance in the Tube
Dias 12, 13 e 15 de novembro, sábado, domingo e terça, 13h às 16h
Space Dance in the Tube - Performance
Dias 12, 13 e 15 de novembro, sábado, 19h às 19h45; domingo e terça, 16h30 às 17h15

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

Rua Afonso Celso, 69 - São Paulo - SP - Brasil  - 04119-000