Acerca de

Celebração da Realidade

Em Celebração da Realidade, Isis Madi e Bruno Garcia, sob a direção de John Mowat, trazem à cena contos de “O Livro dos Abraços” de Eduardo Galeano. Através de uma  linguagem sintética e bem humorada cada uma das cenas apresenta o ponto de vista de gente anônima e nos convida a refletir e questionar nossa participação na construção da História. Com um olho no microscópio e outro no telescópio, pois segundo Galeano é nas pequenas coisas que se alimenta a grandeza do universo. 

SOBRE O ESPETÁCULO
Celebração da Realidade apresenta cenas inspiradas em contos escritos por Eduardo Galeano em “O Livro dos Abraços”. A peça tem direção do cômico e mímico inglês John Mowat, muito conhecido por seu trabalho de mais de 20 anos na Companhia do Chapitô de Portugal, onde criou célebres espetáculos como Édipo, A Tempestade, O Grande Criador, entre outras adaptações cômicas de textos clássicos.

Na mesma linha dos trabalhos do diretor, abusando do sarcasmo e da visualidade, o espetáculo mantém a narrativa dos contos escolhidos que, através de uma linguagem sintética, contam fatos da história universal a partir de pequenos causos da vida cotidiana, assim como obra fonte de inspiração dessa montagem: O Livro dos Abraços. Este trata a memória como coisa viva, sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. A montagem parte das expressões de Galeano em busca de uma dramaticidade que transporte seus personagens e situações para contextos inusitados cenicamente. A encenação propõe transformar em ação a escrita, transmutando-a em narrativas ou diálogos, para assim revelar a teatralidade.

Composta por cenas curtas e sintéticas, tal qual o livro que a inspira, a peça busca o equilíbrio entre momentos narrativos e ação dramática. O jogo cênico é totalmente revelado, as transições de personagens e cenas são feitas abertamente, depositando sobre a corporeidade e a palavra a capacidade de transformação da cena.

Com um olho no microscópio e outro no telescópio, as cenas relembram que a história é de todos. Cada passagem nos convida a refletir e questionar sobre nosso protagonismo e pertencimento na construção da História, especialmente neste momento em que se discute questões relacionadas a cidadania, democracia, liberdade de expressão, religião, entre outros. Relembrar é um meio de vivificação e propagação da nossa memória latino-americana.

O diretor, ator, mímico, escultor e cômico John Mowat, conduz com primor a conexão entre palavra, corpo e espaço, explorando as potencialidades físicas dos intérpretes. Em sua experiência como diretor, em especial da Companhia do Chapitô (Portugal), o modo como trabalha para que corpos e palavras se apropriem uns dos outros, em uma cena sem mais elementos cenográficos do que as panagens do teatro e com figurinos absolutamente cotidianos, evidenciam a enorme capacidade de síntese do diretor.

FICHA TÉCNICA
Direção e Encenação: John Mowat / Elenco: Isis Madi e Bruno Garcia / Criação: Isis Madi e Sandra Pestana / Assistência de direção: Bruno Garcia /  Trilha Sonora: Paulo Kishimoto /  Mixagem de Som: Ivan Gomes / Cenografia: Criss de Paulo / Iluminação:  Bruno Garcia / Confecção de Figurinos: Laura Françozo, Judite Lima e Benê Silva / Assistente de Figurinos: Heide Monezzi e Mariana Mattar / Adereços: Laura Françozo, Heidi Monezzi, Matias Arce, Renan Bal-Heitz, Sandra Pestana e Felipe Ikehara / Design Gráfico:  Criss de Paulo – Arca Ilustrada / Fotos: Otávio Dantas / Colaboração:  Débora Zamarioli, Clara de Cápua, Zé Valdir, Letícia Liesenfeld e Fabrício Lucursi / Produção Executiva: Gustavo Valezi / Diretor de Produção: Pedro de Freitas / Produção: Périplo Produções

DURAÇÃO
65 minutos

 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
Livre

 

INTERVENÇÃO CÊNICA
Retalho de Realidade, aqui

 

ATIVIDADE FORMATIVA
Do Conto à Cena de Isis Madi, aqui

 

VÍDEOS
Vídeo completo, aqui

Clipe 30'' , aqui

Cena Celebração da Voz Humana, aqui

 

FOTOS
Baixe fotos em alta resolução aqui

NECESSIDADES TÉCNICAS
Baixe aqui

Let’s Work Together

Get in touch so we can start working together.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
Thanks for submitting!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
periplo_13_RGB_positiva.png