top of page
Image-empty-state.png

2024-06-26

Seleção de artistas da cena para o projeto Bird of Fire com direção de Hiroshi Koike

As inscrições para a seleção de artistas para trabalho com direção de Hiroshi Koike acontecem de 3 a 8 de julho. O processo de seleção acontecerá em duas etapas: análise de materiais enviados em inscrição on-line e oficina-audição.

Estão abertas as inscrições para a seleção de atrizes, atores, bailarinas, bailarinos e performers para participar do projeto Bird of Fire (Pássaro de Fogo), montagem teatral com direção de Hiroshi Koike (Japão). O espetáculo contará com artistas, equipe técnica e de criação do Brasil e Japão e será inspirado na Guerra de Canudos.

Hiroshi Koike é diretor da Hiroshi Koike Bridge Project, companhia de produção em artes cênicas fundada em 2012 com o objetivo de conectar diferentes países, pessoas e setores por meio de intercâmbios artísticos.

A montagem faz parte do projeto de colaboração artística internacional Bird of Fire (Pássaro de Fogo), que chega ao Brasil em sua terceira etapa.

Image-empty-state.png

2023-11-12

Duo para dois Perdidos no SESI da Paulista

Baseado no universo do texto teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, o espetáculo aborda a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. Duo Para Dois Perdidos propõe uma interface com o teatro e lança olhares sobre a desigualdade, a exploração e a injustiça social, contracenando sob um léxico característico do cidadão urbano brasileiro. Investigando elementos da cultura hip hop, os dois bailarinos propõem uma escrita dramatúrgica que descola a superfície da realidade para revelar o brilho do ser humano em sua condição essencial e em suas singelezas mais plenas.

Image-empty-state.png

2023-10-01

Companhia do Latão apresenta experimentos baseados na obra de Mário de Andrade

Em outubro a Companhia do Latão apresentará “NOITES DE MÁRIO” na Biblioteca Mário de Andrade.
Em “NOITES DE MÁRIO”, a Companhia do Latão apresenta textos teatrais e poemas cênicos pouco conhecidos de Mário de Andrade. As encenações breves se organizam como parte de noites temáticas, de teatro de variedades.
Cada noite homenageia uma das linguagens teatrais que interessaram ao escritor, combinando as artes tradicionais, teatro, ópera, música e poesia.
As apresentações contarão com as participações especiais dos músicos Lincoln Antonio, Bruno Menegatti, Sanderson Cortez, Vinicius Frate, a cantora Juçara Marçol e Mestre Nico. Composições de Cadu Tenório e Felipe Senna também estão no roteiro.
Todas as apresentações são seguidas de conversas com Sergio Carvalho, diretor da Companhia do Latão e professor da ECA - USP.

Image-empty-state.png

2023-09-12

Espetáculo de artista sírio é apresentado na Bienal SESC de Dança e em São Paulo

Bienal SESC de Dança e SESC 24 de Maio apresentam solo do artista sírio, refugiado na França.
Clamores (Clameurs) é uma performance na qual o homem é apresentado como uma figura em um mundo fragmentado... É uma exploração figurativa, escultural e cinética do corpo...
Uma imagem, um momento, uma realidade ou uma metáfora, tornando o movimento uma necessidade e um motivo para restaurar a paisagem de destroços, de fragmentação e de fissuras... Clameurs é um luto, uma imagem do mundo em que os seres humanos se encontram atualmente.

Image-empty-state.png

2023-09-10

Companhia Belga participa de festival para infância e juventude em São Paulo

Bem-vindos ao navio da Capitã Isabelle e da Zoé!

Vocês estão convidados a viajar no navio da Capitã Isabelle e da Zoé. Elas cuidarão de você enquanto faz uma viagem como nunca fez antes. Ao longo do caminho, você cruzará paisagens feitas de sons e cores. Debaixo do seu cobertor, debaixo das suas pálpebras, vocês navegarão para onde quiserem. Para qual país iremos? Talvez voemos ao redor do Universo ou mergulhemos profundamente nas profundezas da Terra?
LOVNI é uma experiência imersiva, íntima, impressionista, sensível e musical. Um momento só para você. Como vocês são os passageiros, vocês contam sua própria história.

Image-empty-state.png

2023-08-30

Cia Dual realiza curso História Prática da Dança no Brasil

A Dual realiza de 7 a 10 de setembro a 3a edição do curso História Prática da Dança no Brasil, na Praça das Artes, em São Paulo.
Nos encontros, com música ao vivo coordenada por Lucas Brogiolo, serão vivenciadas na prática seis danças desenvolvidas no Brasil e suas relações com seus contextos históricos, sociais, culturais e filosóficos: BOI-BUMBÁ DE PARINTINS, MACULELÊ, LUNDU MARAJOARA, SAMBA DE GAFIEIRA, dança do MESTRE SALA E DA PORTA BANDEIRA e KOHIXOTI KIPAÉ (DANÇA DA EMA) do povo Terena.
O curso tem coordenação pedagógica de Mônica Augusto e Ivan Bernardelli, fundadores da Dual, e participação de mestres da cultura tradicional e popular que pesquisam e vivenciam especificamente cada uma dessas danças.

Image-empty-state.png

2023-07-27

Nathan Ellis ministra oficina de dramaturgia no CPT

Estão abertas as inscrições para a "Oficina de Dramaturgia com Nathan Ellis", uma extensão da performance Work.txt (Reino Unido) apresentada no FIT Rio Preto e, em breve, no Sesc Belenzinho (4, 5 e 6 de agosto).
Os encontros propõem reflexões acerca dos fundamentos da estrutura dramática e da elaboração de cenas. Também serão trabalhados os conceitos de forma e conteúdo para experimentação de narrativas.
O curso é voltado para profissionais, aspirantes e estudantes em dramaturgia.

Image-empty-state.png

2023-06-29

work.txt (Inglaterra) se apresenta no FIT Rio Preto e em São Paulo

work.txt, escrito e dirigido pelo Inglês Nathan Ellis, é uma peça protagonizado inteiramente pelo público que explora temas de trabalho contemporâneo, automação e cultura do always on working (trabalho ininterrupto). A história é sobre uma pessoa de uma cidade qualquer que parou de trabalhar. A partir disso a peça é uma tentativa do público de trabalhar em conjunto para descobrir os porquês.

Image-empty-state.png

2023-06-28

Grupo Krapp apresenta FX - Efectos Especiales no FIT Rio Preto e em São Paulo

Efeitos Especiais é uma performance site-specific que mescla filme, dança e performance.
A cidade é o cenário de um filme impossível em que o personagem morre e continua morrendo ao longo de dias, noites, invernos, chuvas e escuridão em um plano sequência muito longo - provavelmente o mais longo já filmado na região.

Image-empty-state.png

2023-03-30

Armazém estreia NEVA de Guillermo Calderón

NEVA é uma peça escrita em 2005 pelo dramaturgo e diretor de teatro chileno Guillermo Calderón. A peça se passa em São Petersburgo, então capital do Império Russo, em um dia de 1905. Não em um dia qualquer, mas em 9 de janeiro de 1905, no dia que ficou conhecido como Domingo Sangrento, quando manifestantes que marchavam para entregar uma petição ao Czar, pedindo melhores condições de trabalho nas fábricas, foram fuzilados pela Guarda Imperial. A ação de NEVA, no entanto, se passa dentro de um teatro, onde um ator e duas atrizes que iriam se encontrar para ensaiar "O Jardim das Cerejeiras", acabam, meio sem querer, se abrigando do massacre que acontece nas ruas. O espetáculo cumpre temporada no Teatro Paulo Autan, no Sesc Pinheiros, de 14/4 a 14/5, sextas e sábados, às 21h, e domingos e feriados, às 18h.

Image-empty-state.png

2023-03-10

Hamlet interpretado por atores com síndrome de down abre o Festival de Curitiba

Um grupo de pessoas com síndrome de Down sobe ao palco para compartilhar seus anseios e frustrações através de uma versão livre de Hamlet. A peça é uma trama entre o texto de Shakespeare e a vida dos atores e toma como ponto de partida a questão da existência: ser ou não ser? O que significa ser para as pessoas que não encontram espaços onde são levadas em consideração?
Nas palavras de Chela De Ferrari, diretora e dramaturga da peça: Historicamente, as pessoas com Síndrome de Down têm sido consideradas um fardo, um lixo social. Que valor e sentido têm hoje sua existência em um mundo onde eficiência, capacidade de produção e modelos inatingíveis de consumo e beleza são o paradigma do ser humano?

Image-empty-state.png

2023-02-28

Enquanto você voava, eu criava raízes”, da Cia. Dos à Deux, estreia em São Paulo, no Sesc Santo Amaro


Enquanto você voava, eu criava raízes, mais recente espetáculo da Cia Dos à Deux, faz temporada de 3 de março a 2 de abril, no Sesc Santo Amaro em São Paulo. O trabalho trata o medo como um propulsor, um sentimento, uma sensação que nos paralisa, mas também nos lança para outros caminhos.
Sem uma dramaturgia linear, Enquanto você voava, eu criava raízes tem diversas cenas, que se completam e transitam entre o onírico e a realidade. O corpo é o guia da partitura e a fonte de leitura do trabalho. Por ele, mergulhamos nessa pesquisa da dupla de artistas sobre esse tema que acompanha o ser humano ao longo de sua vida, o medo e sua transformação.

Image-empty-state.png

2022-12-26

Companhia do Latão marca retorno aos palcos de São Paulo com programação no TUSP

Os encontros propõem reflexões acerca dos fundamentos da estrutura dramática e da elaboração de cenas. Também serão trabalhados os conceitos de forma e conteúdo para experimentação de narrativas.

Image-empty-state.png

2022-03-26

Inscrições abertas para a oficina gratuita e online com Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas

O curso é voltado para profissionais, aspirantes e estudantes em dramaturgia.

Image-empty-state.png

2021-10-26

Confraria da dança realiza temporada digital de Horizonte Submerso

O universo criativo do escritor Edgar Allan Poe, do artista plástico Paul Klee e do desenhista, músico e cineasta Dave McKean inspiraram o novo espetáculo da Confraria da Dança, que celebra seus 25 anos com a estreia de Horizonte Submerso, obra audiovisual que fica disponível para o público no Youtube da Confraria da Dança a partir do dia 29 de novembro de 2021, às segundas e terças, 21h, com acesso gratuito. A obra foi criada e é interpretada por Diane Ichimaru - que também assina direção artística, dramaturgia, figurino e criação das máscaras, Marcelo Rodrigues - que também assina o desenho de luz, e Esio Magalhães, ator e palhaço convidado especialmente para esse projeto. Já a composição e execução da trilha musical é do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos, também convidado especial que é parceiro de longa data do grupo, tendo assinado trilha de outros espetáculos. Com a Confraria da Dança, é a primeira vez que Rafael entra em cena junto com os bailarinos.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page