Seleção de artistas da cena para o projeto Bird of Fire com direção de Hiroshi Koike
As inscrições para a seleção de artistas para trabalho com direção de Hiroshi Koike acontecem de 3 a 8 de julho. O processo de seleção acontecerá em duas etapas: análise de materiais enviados em inscrição on-line e oficina-audição.
Estão abertas as inscrições para a seleção de atrizes, atores, bailarinas, bailarinos e performers para participar do projeto Bird of Fire (Pássaro de Fogo), montagem teatral com direção de Hiroshi Koike (Japão). O espetáculo contará com artistas, equipe técnica e de criação do Brasil e Japão e será inspirado na Guerra de Canudos.
Hiroshi Koike é diretor da Hiroshi Koike Bridge Project, companhia de produção em artes cênicas fundada em 2012 com o objetivo de conectar diferentes países, pessoas e setores por meio de intercâmbios artísticos.
A montagem faz parte do projeto de colaboração artística internacional Bird of Fire (Pássaro de Fogo), que chega ao Brasil em sua terceira etapa.
Sobre o projeto
Essa é a terceira etapa do projeto de criação e colaboração em artes cênicas, que prevê duração de quatro anos, e reúne artistas de diferentes origens da Ásia, Europa e América do Sul. A primeira etapa foi lançada em 2022, na Polônia, e trouxe à cena uma versão do romance Kosmos, do escritor e dramaturgo Witold Gombrowicz. Em 2023, a segunda etapa do projeto se inspirou no clássico grego A Odisseia, de Homero, com artistas na Malásia.
No Brasil, o projeto conta com o apoio da Fundação Japão e realização do Sesc São Paulo.
Sobre o processo de seleção
A seleção de artistas será realizada em duas etapas: pré-seleção e oficina-audição. Para participar, as pessoas interessadas devem enviar formulário de inscrição e vídeo conforme descrição abaixo.
Os pré-selecionados (as) para a etapa 2 serão contatados (as) por e-mail no dia 12 de julho para participarem de uma oficina-audição que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho no Centro de Pesquisa Teatral, CPT_Sesc, localizado no Sesc Consolação. Abaixo, mais detalhes de cada etapa:
ETAPA 1 | Inscrição – Análise de Currículo e Carta de intenção.
3 a 8 de julho de 2024, on-line
Preenchimento do formulário de inscrição e envio do vídeo por meio do link: https://forms.office.com/r/BNViixyVKz
O formulário deverá ser preenchido com dados pessoais, um breve relato de experiência, carta de interesse e vídeo de apresentação (máximo 3 minutos).
Os selecionados serão contatados por e-mail no dia 12/07 com informações sobre o horário da oficina-audição.
ETAPA 2 – Oficina-audição
16, 17 e 18 de julho de 2024, no CPT_Sesc, localizado no Sesc Consolação, em São Paulo.
Serão observadas a disponibilidade para trabalhar em conjunto, dialogar com a direção, criar ativamente a partir do jogo e improvisação, além da prontidão para trabalho físico, danças, canto e vocalização.
Requisitos para o processo seletivo:
– Possuir idade acima dos 18 anos;
– Residir na cidade de São Paulo ou Grande São Paulo;
– Experiência profissional nas diversas áreas das artes cênicas;
– Possuir DRT.
Serão selecionados (as) sete artistas que deverão ter disponibilidade para participar do projeto de 8 de outubro a 15 de dezembro de 2024 para realização do espetáculo. Para este período haverá remuneração. Confira o cronograma abaixo:
3/7 a 8/7/2024 – Período de inscrições para a audição
12/7/2024 – Resultado da seleção para a oficina-audição informada via e-mail
15/8/2024 – Resultado dos (as) artistas selecionados (as) para o projeto
8/10 a 17/11/2024 – Residência no CPT_Sesc do Sesc Consolação de terça a sábado, das 10h às 19h
19 a 27/11/2024 – Ensaios no Sesc Vila Mariana das 12h30 às 21h30 (sujeito a alteração)
28/11 a 15/12/2024 – Apresentações no Sesc Vila Mariana de quinta a domingo (sujeito a alteração)
Mais informações sobre o projeto:
BIRD OF FIRE (PÁSSARO DE FOGO) | Terceira etapa | Brasil | Canudos
O espetáculo, cujo nome ainda está em estudo, é um projeto colaborativo que reunirá artistas do Brasil e do Japão para criar uma produção teatral inspirada em Canudos. Durante o processo, os artistas analisarão relatos, filmes e romances que foram baseados e inspirados nos eventos históricos de Canudos, como os livros Os sertões, de Euclides da Cunha, e Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa, assim como os filmes que apresentam a temática ou a referenciam, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, entre outros, para criar um roteiro original e um arranjo musical que mistura a música brasileira e japonesa, contando uma história que investigue a guerra como um meio de lidar com conflitos e a necessidade humana de busca de sentido e esperança.
Algumas abordagens do projeto serão a Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro, a situação social na virada do século XIX para o XX e as relações de semelhanças e diferenças nas problemáticas sociais atuais. O objetivo do projeto é questionar a relação entre religião, espiritualidade e conflito e a ambivalência da justiça, e pensar sobre a esperança em um mundo que está mudando rapidamente.
Durante o processo de criação da encenação, a produção contará com a participação de pesquisadores (as) do Brasil que possam orientar os (as) participantes sobre a história de Canudos, os fatos que antecedem a guerra e outros aspectos da história do Brasil.
Saiba mais das montagens que foram realizadas nas etapas anteriores do projeto Bird of Fire (Pássaro de Fogo) na Polônia e na Malásia:
Kosmos – Piekarnia Performing Arts Center – Wroclaw, Polônia
https://youtu.be/b3DW7oE4Zbc?si=hHnzqeBuHH2qVuhe
Soul of Odyssey – Damansara Performing Arts Centre – Petaling Jaya, Malásia
https://youtu.be/UF2qUHI_ZwM?si=pMRTVmzwrvJpJVvh
___
Hiroshi Koike
Diretor, dramaturgo, coreógrafo e diretor de cinema. Nasceu na cidade de Hitachi, província de Ibaraki, no nordeste do Japão.
Hiroshi Koike fundou a companhia Pappa TARAHUMARA em 1982. Ele escreveu, dirigiu e coreografou 55 produções com o grupo até maio de 2012. No mesmo ano lançou o Hiroshi Koike Bridge Project (HKBP), projeto cuja missão é produzir ações colaborativas sobre educação, disseminação e criatividade, criando pontes entre diferentes entidades.
Com o HKBP ele escreveu, dirigiu e coreografou 25 produções até o momento. Dirigiu em 16 países e suas produções foram apresentadas em outros 41. Seus trabalhos foram assistidos em vários teatros internacionais e estiveram em inúmeros festivais internacionais de teatro.
No começo dos anos 2000 apresentou no Sesc em São Paulo espetáculos como Ship In a View (Navio à Vista) e Three Sisters (As Três Irmãs). Durante o período pandêmico participou de uma live na 3ª edição do Diálogos e Intercâmbios do CPT_Sesc com participação de Eduardo Okamoto, Emilie Sugai e Michiko Okano.