Tue Apr 07 2009 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Casa Laboratório estréia Os Figurantes na Barra Funda

A cidade e seus limites. Na ânsia de serem protagonistas de suas vidas, os personagens são, na realidade, figurantes, numa tentativa desesperada de conquistas. Os ritmos do cotidiano fazem com que as angústias urbanas se manifestem pouco. Neste trabalho, eles explodem sem medos, manifestam-se para encaixar-se novamente no vazio de ser figurante da cidade, da vida, no inútil desespero de protagonizar.

Os personagens foram inicialmente desenvolvidos pelos atores, sob inspiração de textos de escritores como Manoel de Barros, Samuel Beckett, Clarice Lispector e Bernard-Marie Koltès. "Dom Quixote" e "Grande Sertão: Veredas" haviam se enredado na construção dos trabalhos anteriores do grupo. Mas, em "Os figurantes", as fontes literárias se complexificam em sete atores: Daniel Ribeiro, Joana Levi, Juliana Grave, Laila Garin, Leonardo Ventura, Marcelo Valente e Raquel Tamaio.

A percepção que cada um dos atores-criadores tem da metrópole se firmou no desenho do caráter, dos traços físicos, das pequenas histerias, da incomunicabilidade dos personagens. O texto final foi escrito pela dramaturga Cláudia Barral. Do diretor Cacá Carvalho partiu a ideia de inserir esses seres estranhos em um cenário urbano. A escolha se afina com a história, porque o homem nunca esteve tão vinculado às cidades como na era moderna. Nas metrópoles se desenvolvem os grandes atos humanos - e a solidão.

Direção artística: Cacá Carvalho / Elenco: Daniel Ribeiro, Joana Levi, Juliana Grave, Laila Garin, Leonardo Ventura, Marcelo Valente e Raquel Tamaio / Espaço e Figurino: Marcio Medina / Luz: Fábio Retti /Dramaturgia: Cláudia Barral e elenco /Concepção de Trilha Sonora: Ernani Napolitano e Cacá Carvalho /Assitente de Produção: Lívia Gabriel/ Produção: Pedro de Freitas
São Paulo - SP
Casa Laboratório para as Artes do Teatro, Rua Conselheiro Brotero 182, Barra Funda
Datas de 04 de julho a 08 de agosto / Quinta a sábado às 21h, domingo às 19h
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

Rua Afonso Celso, 69 - São Paulo - SP - Brasil  - 04119-000