09/10/2010

Discípulo colombiano de Grotowski ministra curso na Cia de Teatro Balagan, em SP

Entre os dias 09 e 12 de outubro a Cia de Teatro Balagan e a Périplo Produções organizam o curso O CORPO QUE CADA UM É ministrado por Fernando Montez diretor do TEATRO VARASANTA da Colômbia.
O Curso: durante o curso a atenção será concentrada na relação-ação entre o "corpo físico" e o "corpo interior", tratando a sua expressão através de elementos fundamentais da vida orgânica, tais como: impulso, energia, centro, fluidez, equilíbrio, capacidade de reação, precisão, ritmo e contato. Faz-se, assim, uma tentativa de ampliar o conceito de treinamento, visto como "exercício físico", e restituí-lo à categoria de veículo para a integração, transformação e criação, a partir do reconhecimento de si próprio.

Fernando Montes se formou em Paris com Jacques Lecoq, Mónica Pagneux e Ryzard Cieslak, em Paris, e no Work Center J. Grotowski, em Pontedera – Itália, sob a orientação do mestre Jerzy Grotowski (1988-1992). É o único latinoamericano, em atividade, que integrou o grupo de atores da Arte como Veículo, última fase do trabalho de Grotowski.
Atua como Pedagogo em várias Universidades, nacionais e estrangeiras, e é especialista no treinamento do ator.
Entre suas direções se destacam: La conferencia de los pájaros, adaptação de Carriére do poema de Farid Uddin Attar; Los Hermanos Karamazov, adaptação da novela de Fiodor Dostoievski; El primer hermano, fábula apócrifa, y Flores Fiera.
Diretor da obra Mujeres en la guerra e A Dónde el Camino Irá na qual atua a reconhecida atriz colombiana Colombiana Carlota Llano.
Sua última produção Fragmentos de libertad 200 años: Libertad en proceso foi premiada com a Bolsa Nacional de Criação do Ministerio da Cultura, 2009
Sobre o Teatro Varasanta – Centro para a Transformação do Ator: criado em abril de 1994. Desde sua fundação seus integrantes desenvolvem um intenso trabalho com diversos treinamentos (corporal, vocal e de atuação), sob a direção de Fernando Montes. Paralelamente, os oito integrantes de Varasanta mantêm vivas as tradições do canto e da música do folclore colombiano, através de uma profunda imersão em sua tradição oral e instrumental sob a orientação de Norberto Villada: Beto. Sua sede se consolidou rapidamente como um espaço contemporâneo para a criação e reflexão artística devido ao esforço do grupo e à vitalidade que emana de sua atividade contínua.
Varasanta nos seus dezesseis anos de existência realizou intercâmbios de trabalho com importantes profissionais da cena contemporânea, tais como: Maud Robart (Haiti-França), Ludwik Falszen (Polônia), Cecily Berry (Inglaterra), Jairo Cuesta (Colombia), James Slowiak (EUA), Roberto Bacci (Itália), Akira Matsui (Japao), grupo teatral OMMA Studio (Grécia), Cia. de Dança Klassmute (França), Piotr Borowski (Polônia), Gey Pin Ang (Singapura), entre tantos outros.

São Paulo – SP
Datas: 09 a 12 de outubro (sábado a terça-feira)
Horário: 09h às 13h
Carga Horária: 16h
Valor: R$ 450,00 para pagamento à vista e R$ 500,00 para parcelamento em 2 vezes
Vagas:15
Local: Sede da Cia. de Teatro Balagan (Rua Olga, 444 - Barra Funda - São Paulo)
Outras Informações: cursos@periplo.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

Rua Afonso Celso, 69 - São Paulo - SP - Brasil  - 04119-000