08/07/2011

Villa + Discurso, de Guillermo Calderón em SP e no FIT Rio Preto

A Companhia Playa, do chile apresentará no SESC Pompéia e no Festival Internacional de Rio Preto o espetáculo "Villa+ Discurso" de Guillermo Calderón.

VILLA. Três mulheres discutem alternativas para remodelar Villa Grimaldi, o principal centro de tortura e extermínio da ditadura de Pinochet. "Reconstruir a casa demolida pelos militares?" Construir um museu moderno? O problema é difícil de resolver, e perpassa pelas atuais discussões levantadas atualmente pelas organizações de direitos humanos que tentam defender a memória das vítimas da ditadura.

DISCURSO . Três mulheres representando a presidente Michelle Bachelet em um fictício discurso de despedida do seu governo: em suas palavras refletem as aspirações e frustrações de uma geração que viveu emocionada a experiência de eleger a primeira mulher presidente, que também foi vítima de tortura. Expressa também o conflito de uma governante que aspira a fazer reformas populares administrando o modelo econômico neoliberal imposto pela ditadura.

VILLA e DISCURSO comp›em um programa único. Ambos são interpretados pelas mesmas atrizes. Após VILLA há um intervalo de 10 minutos mostra e depois se apresenta DISCURSO. No Chile, o espetáculo é apresentado em lugares cuja história está diretamente relacionada ao tema das peças: os locais de tortura e assassinato de José Domingo Cañas, Londres 38 e a atual Parque da Paz Villa Grimaldi.

Guillermo Calderón (1971) estudou artes dramáticas na Universidade do Chile e na Escola de Teatro Físico Dell'Arte, na Califórnia. Calderón, possui um Mestrado em Artes em Estudos de Cinema na Universidade da Cidade de Nova York. Escreveu e dirigiu os espetáculos NEVA, Classe e DECIEMBRE, as obras que tiveram grande aceitação de público e crítica. Suas produções foram apresentadas em mais de vinte países e ganhou vários prêmios. Seu mais recente trabalho, Villa + Discurso, foi convidado para se apresentar em vários festivais de teatro internacionais em 2011.

SÃO PAULO - SP

Datas: 08, 09 e 10 de julho de 2011
Sexta e sábado às 21h, domingo às 19h
Local: Sesc Pompéia - Espaço Cênico - Rua Clélia, 93

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Datas: 13, 14, 15 e 16 de julho de 2011
Quarta a sábado às 19h
Local: Sesc S J Rio Preto - Teatro - Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

Rua Afonso Celso, 69 - São Paulo - SP - Brasil  - 04119-000