2013-04-19
Companhia do Chapitô apresenta versão cômica da tragédia de Édipo
O Édipo de Sófocles é herói trágico, é paradigma, é complexo, é impulso, é cólera, é fatalidade, é logos, pathos. O Édipo da Companhia do Chapitô é azarado, é desajeitado, é escorraçado, é assediado, é vilipendiado, é enxovalhado e aleijado. Neste espetáculo, a Companhia do Chapitô gestualiza a tragédia grega apresentando a cómica fuga de Édipo ao seu terrível destino.
Sófocles é visto como o mais hábil dos dramaturgos gregos no domínio da estrutura dramática: Édipo Rei é muitas vezes considerada como a mais perfeita das tragédias gregas. A sua obra tem sido universalmente admirada pela sua beleza e clareza de expressão. Sem utilizar efeitos visuais elaborados, o seu impacto deriva quase inteiramente da força da ação dramática em si.
"Nem sequer uma cadeira." Assim começa esta peça despida de artefatos e ornamentos. No início desta criação muitos foram os objetos a que demos vida, e que por sua vez nos deram jogo. Como sempre, nestas andanças da Companhia, é o jogo que nos diverte e apraz.
Reinventado e sem complexos, uma recriação cômica da Companhia do Chapitô para a consagrada tragédia de Sófocles. Seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher? E os seus filhos, seriam também eles seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria a sua mulher avó dos seus próprios filhos? E ainda, seria Creonte seu tio ou seu cunhado? A Companhia do Chapitô gestualiza mais uma tragédia grega, apresentando a fuga de Édipo ao seu terrível destino. O que é certo é que de gatas, de pé, de bengala, a rastejar, ao colo ou às cavalitas, Édipo não vai poder escapar.
SÃO PAULO - SP
ÉDIPO
Datas: 19 a 21 de abril de 2013
Horário: sexta e sábado às 21h e domingo às 18h
Local: SESC Belenzinho - SESC Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000
Ingressos: de R$ 24,00 a R$ 6,00