top of page
Image-empty-state.png

2020-09-27

Especial Tadashi Endo - Exibição do solo Fukushima Mon Amour

Tadashi Endo está prestes a completar 73 anos. Para celebrar a vida deste incrível artista, a Périplo realizará no dia 30 de agosto às 19h uma programação especial que será transmitida ao vivo através do site www.periplo.com.br.

Às 19h será transmitido ao vivo uma conversa com Tadashi Endo e alguns convidados especiais. À partir das 19h30 será transmitido por streaming o espetáculo FUKUSHIMA MON AMOUR.

FUKUSHIMA MON AMOUR é o resultado da parceria entre Tadashi Endo e o míusico e compostitor brasileiro Daniel Maia.

FUKUSHIMA MON AMOUR é uma homenagem ao povo japonês que em diante de tragédias como a do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, ou da explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki se imbui de uma atitude de cooperação e sensibilidade entre uns e outros como forma de resistência, resiliência e desejo de reconstrução. Ao mesmo tempo Tadashi questiona a relação do homem com a natureza e a incapacidade de mudar os modos de vida a fim de se proteger dos desastre provocados pelo próprio homem.
Tadashi passou boa parte da infância na região de Fukushima. Mas foi quando se deparou com a imagem de um cachorro vagando pela cidade após a tragédia que decidiu abordar o tema em seu espetáculo. Segundo o bailarino, chamou sua atenção o instinto dos animais – cachorros e gatos abandonados pela urgência em salvar vidas humanas -, que foram condenados pelo envenenamento pela radiação e que passaram a se reorganizar sem conflitos em busca de alimento. “É possível a um humano, simplesmente ‘ser’, como estes animais?”

Quando ocorreu o acidente de Fukushima, Tadashi Endo estava no Brasil. Um ano depois, de volta ao Japão, encontrou seu povo ainda abalado e sem querer tocar no assunto, para não aumentar a dor. Resolveu então usar a dança para “falar” da tragédia. No espetáculo, ele utiliza apenas a música composta especialmente pelo brasileiro Daniel Maia e projeções, que dão a dimensão da vida antes e depois do ocorrido.

Essa programação se junta à ação da FarOFFa solidária que convida o público a fazer doações para apoiar 14 instituições que estão dando apoio a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade por conta dos efeitos da pandemia. Para obter mais informações de como doar acesse https://www.faroffa.com.br/faroffasolidaria

SERVIÇO

Conversa com Tadashi Endo + exibição de Fukushima Mon Amour
Data: 30 de agosto de 2020 - 19h
A exibição será feita pelo site www.periplo.com.br e www.youtube.com/periploproducoes

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page