20/08/2021

Confraria da Dança estreia do vídeo “Fagulhas ao Vento” – resultado do processo criativo de oficina gratuita

Durante o ano de 2021 a Confraria da Dança comemora 25 anos de atividades e realiza várias ações artísticas, dentre elas a nova edição da “Oficina/Montagem de Dança”, o lançamento de versões audiovisuais de obras de repertório e a estreia de "Horizonte Submerso".

A Confraria da Dança estreia o vídeo resultante da Oficina/Montagem de Dança | 2021 “Fagulhas ao Vento” no dia 25 de agosto de 2021 às 20h pelo seu Canal YouTube confrariadadanca


Confraria da Dança dá continuidade às comemorações de 25 anos com a estreia do vídeo “Fagulhas ao Vento” – resultado do processo criativo de oficina gratuita coordenada por
Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues

Durante o ano de 2021 a Confraria da Dança realiza várias ações artísticas, dentre elas a nova edição da “Oficina/Montagem de Dança”, o lançamento de versões audiovisuais de obras de repertório e a estreia de "Horizonte Submerso".

A Confraria da Dança estreia o vídeo resultante da Oficina/Montagem de Dança | 2021 “Fagulhas ao Vento” no dia 25 de agosto de 2021 às 20h00 pelo seu Canal YouTube ConfrariadaDanca
Esta é a 11ª edição deste projeto desenvolvido pelo grupo em Campinas/SP desde 1998. Devido ao contexto provocado pelo novo coronavírus esta edição da oficina foi adaptada para o formato virtual pelos fundadores da Confraria da Dança Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, que compartilharam com os participantes a sua prática artística desenvolvida ao longo dos anos. A atividade gratuita foi realizada de 02 de junho a 06 de agosto, em encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 84 horas de intenso convívio criativo. O processo artístico colaborativo teve a participação de Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel e resultou em onze solos curtos, agrupados no vídeo “Fagulhas ao Vento”.

Sinopse - “Fagulhas ao Vento”
Partículas ígneas que voam de corpos em brasas e inflamam corações de poetas sedentos por calor. Chamas em danças que clamam pulsões de ardores ávidos e rubras suspiradas. Fagulhas ao vento na libertação de corpos para o Sol e a transmutação dos cinzas em vermelho.

Foram 28 encontros nas manhãs frias do inverno pandêmico de 2021 dedicados ao desenvolvimento do processo criativo colaborativo desta Oficina/Montagem. Momentos especiais, repletos de calor e afeto, onde onze artistas persistiram no propósito de compartilhar suas vontades criativas. O resultado destes encontros é o vídeo “Fagulhas ao Vento”, que reúne onze solos que reverberam temáticas correlatas, como a liberdade, o fogo, o amor, a transformação, as sensorialidades.

Nas dez edições da Oficina/Montagem realizadas nos 25 anos da Confraria da Dança, participaram mais de 150 pessoas e os resultados dos processos percorreram diversos centros comunitários, escolas da rede pública de ensino e espaços abertos da cidade de Campinas atingindo aproximadamente 6.500 espectadores.
A “Oficina/Montagem de Dança | 2021” integra o projeto “Confraria da Dança - 25 anos”, contemplado pelo EDITAL PROAC Expresso LAB nº 48/2020 – “PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA” da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica
Coordenação Artística: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues
Artistas participantes do processo criativo: Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel.
Orientação Audiovisual e edição do vídeo: Bruno Torato
Produção Executiva: Pedro de Freitas/Periplo
Coordenação de Produção: Confraria da Dança

Serviço:
“Fagulhas ao Vento” – estreia do vídeo resultado da Oficina/Montagem de Dança 2021 - Confraria da Dança
Local: Canal YouTube ConfrariadaDanca
Data: dia 25 de agosto de 2021
Horário: 20h00
Duração: 40 min/ Classificação: Livre

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube