top of page
Image-empty-state.png

2020-02-01

FAROFFA - Circuito Paralelo de Artes de São Paulo

FarOFFa surge como uma proposição que busca ampliar o acesso do público às produções artísticas da capital, em suas diversidades de linguagens, temas e discursos, aproveitando a efervescência da cidade causada pela 7ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. O circuito paralelo acontece entre os dias 10 e 15 de março. 

A Oficina Cultural Oswald de Andrade será a sede da FarOFFa e abrirá suas portas ao longo de uma semana com uma programação extensa – são mais de 40 espetáculos que acontecem, também, em horários alternativos. Se unem ao circuito o ateliê do estilista Fause Haten, o Teatro Pequeno Ato, A Casa do Povo, Espaço 28, Galpão do Folias e Galeria Olido.
O intuito é trazer visibilidade aos inúmeros coletivos que produzem incansavelmente uma cena cultural vibrante e provocadora. E ainda criar novos modos de produção que fortaleçam a resistência da arte no Brasil. FarOFFa busca se constituir como modelo de gestão e um espaço coletivo de possibilidades para a divulgação e circulação de criações, ideias e encontros artísticos.
A MiTsp é parte integrante dos eventos anuais que compõem o calendário de São Paulo. Com uma atuação potente em tempos em que a política pública é de massacre às artes cênicas, o festival vem demonstrando a força da classe artística e a avidez do público, que cresce à medida que as verbas minguam. Desde 2018, a mostra ampliou sua atuação e criou uma nova plataforma – MITbr – que fomenta a internacionalização das produções teatrais, apresentando a programadores nacionais e internacionais produções artísticas brasileiras, selecionadas por meio de uma curadoria. Para a edição de 2020, a MITbr recebeu aproximadamente 750 projetos, o que mostra um grande interesse dos artistas em apresentarem seus trabalhos num festival que hoje é um dos mais importantes do país. Tendo em vista a impossibilidade do Festival de programar toda essa variedade de produções, nota-se a necessidade de criar novos espaços para promover a produção cultural de São Paulo. 
Assim, surge a FarOFFa, uma mostra paralela, mas também um manifesto artístico. “É o compartilhamento de experiências estéticas; a procura por diferentes modelos de gerir produções; a busca de um formato coletivo para viabilizar criações. Os espetáculos espalhados em diversos espaços da cidade criam um verdadeiro circuito onde o público, ao se perder nas ruas e veias da cidade, encontra uma galeria diversa, potente e expressiva de proposições. Um passeio pela cidade, por seus espaços culturais, sedes de grupo, teatros que resistem, ateliês, ruas abertas. Um evento que promove uma cidade sem divisões. Faroffa quer conectar os sujeitos desejantes e errantes da cidade, sejam eles o público ou o artista e promover o diálogo, a aproximação para atestar a força da cena teatral e provocar resistência diante da barbárie em que nos encontramos. FarOFFa é uma cena política. Não se trata apenas de apresentar espetáculos, mas de criar possibilidades de reunir diversas experiências artísticas promovendo a rebeldia, a obstinação e a oposição”, contam os produtores do festival. 
As produtoras Corpo Rastreado e Périplo lideram essa empreitada audaciosa junto com os artistas e coletivos que, mesmo sem patrocínios, comprovam que é possível transgredir os modelos engessados. Através da força do coletivo, a FarOFFa deseja fazer uma grande escalada contra a tudo que queira destruir a diversidade, o vigor dos artistas e suas criações: “falta dinheiro, mas sobra resistência”.
O detalhamento da programação está disponível no site: faroffa.com.br.

SERVIÇO

FarOFFa – Circuito Paralelo de Artes de São Paulo

Quando: 10 a 15 de março

Locais: 
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
 e outros 13 espaços associados

Ingressos: Pague Quanto Puder

Informações: info@faroffa.com.br

Programação completa (a partir de 10 de fevereiro): http://faroffa.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page