top of page
Image-empty-state.png

2020-10-08

Oficina O OSSO DAS COISAS - Ações, pensamentos e alguns risos em busca da desdramatização com Juliana Jardim

Com a mirada em afastar-nos do modo de vida melodramático, serão realizadas práticas ligadas à aliança de Juliana Jardim com pessoas da tradição djeli (sangue) do oeste africano, conhecida como griô, e também jogos cênicos, práticas corporais, performativas. Serão partilhados vídeos e experiências diversas. A oficina destina-se a pessoas interessadas nas relações entre corpo, palavra, escuta, posições narrativas, cuidado de si e relações coletivas.

Aos participantes, recomenda-se a letura do texto da página 48 da revista que está neste link: https://issuu.com/tusp/docs/aparte-xxi-nr4-2011
Haverá práticas e conversas ligadas a esse tema vasto que é a escuta de si e a desdramatização de nossas ações. A meta é que todas as pessoas experienciem a potência de corpos mais escutantes, alguma quietude, com jogo, brincadeira e graça.
Não faremos exatamente teatro, mas a minha história situa-se dentro das artes cênicas, entre o teatro e a educação, na formação de artistas e de outros profissionais, de muitas áreas não artísticas, com fricções com ambiências organizacionais, escolares, universidades, dentre muitas outras. Juliana Jardim tem, desde 2002, uma aliança com pessoas da tradição do oeste africano de mestres da palavra, mediadoras e mediadores, escutadores e faladores, historiadores, genealogistas, artistas de todo tipo, e uma parte do que será transmitido vem daí. Trata-se da tradição djeli (sangue), que lamentavelmente é conhecida entre nós como griô. Isso também será abordado.

Os participantes devem se preparar para cada dia de ação, fazer e conversa, sabendo que qualquer limite físico será respeitado. Não há exigência de nenhuma destreza específica. Cada um fará o que permitir seu próprio limite.

Qualquer dúvida em relação ao conteúdo e forma desse curso entrem em contato conosco através do e-mail cursos@periplo.com.br


Sobre a coordenadora da oficina

Juliana Jardim é professora, atriz, diretora de atores e pesquisadora das artes cênicas com eixo principal em trabalho com comicidade, narradores, escuta, corpo e palavra, e alianças com o tema da emancipação da pessoa, com a área da saúde e da educação. Desenvolveu suas investigações formais e práticas entre Brasil, Espanha, França, Mali e Burkina Faso, e seu projeto recente mais longo foram os Ensaios ignorantes, invenção de um espaço de convívio entre cena e público. Realizou mestrado, doutorado e pós doutorado na USP, com desdobramentos na Universidade Complutense de Madri. Currículo expandido em: www.ensaiosignorantes.com ou Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/1501950430798637

DATAS: 28/10, 04/11, 11/11 e 18/11 - quarta-feira
Horário: 19h às 21h30
Carga Horária:10h
Local: Plataforma de realização do evento: ZOOM
Valores: R$ 250,00 (à vista ou parcelado no cartão de crédito) / R$ 220,00 (preço promocional para pagamento à vista atravé de transferência bancária)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page