Esta transmissão está disponível para visualização neste site e no nosso canal no youtube.

Tadashi Endo completou 73 anos no dia 31 de agosto. Para celebrar a vida deste incrível artista, a Périplo realizou no dia 30 de agosto às 19h uma programação especial que foi transmitida ao vivo com Tadashi Endo e alguns convidados especiais.

 

Foi transmitido por streaming o espetáculo FUKUSHIMA MON AMOUR. FUKUSHIMA MON AMOUR é o resultado da parceria entre Tadashi Endo e o míusico e compostitor brasileiro Daniel Maia.

 

FUKUSHIMA MON AMOUR é uma homenagem ao povo japonês que em diante de tragédias como a do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, ou da explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki se imbui de uma atitude de cooperação e sensibilidade entre uns e outros como forma de resistência, resiliência e desejo de reconstrução. Ao mesmo tempo Tadashi questiona a relação do homem com a natureza e a incapacidade de mudar os modos de vida a fim de se proteger dos desastre provocados pelo próprio homem. Tadashi passou boa parte da infância na região de Fukushima. Mas foi quando se deparou com a imagem de um cachorro vagando pela cidade após a tragédia que decidiu abordar o tema em seu espetáculo. Segundo o bailarino, chamou sua atenção o instinto dos animais – cachorros e gatos abandonados pela urgência em salvar vidas humanas -, que foram condenados pelo envenenamento pela radiação e que passaram a se reorganizar sem conflitos em busca de alimento. “É possível a um humano, simplesmente ‘ser’, como estes animais?”

 

Quando ocorreu o acidente de Fukushima, Tadashi Endo estava no Brasil. Um ano depois, de volta ao Japão, encontrou seu povo ainda abalado e sem querer tocar no assunto, para não aumentar a dor. Resolveu então usar a dança para “falar” da tragédia. No espetáculo, ele utiliza apenas a música composta especialmente pelo brasileiro Daniel Maia e projeções, que dão a dimensão da vida antes e depois do ocorrido.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2009/2020 - ©Périplo Produções Culturais Ltda

Rua Afonso Celso, 69 - São Paulo - SP - Brasil  - 04119-000